Se você leu nossos artigos anteriores sobre rotas, já sabe como cadastrá-las e realizar as parametrizações, agora vamos ver como ela funciona no t1 para os vendedores!
Abrir Rota:
Para digitar um pedido, a rota deve estar aberta. Para fazer isso é simples: ao clicar em novo pedido, selecione a rota conforme a imagem abaixo:
Caso seja selecionado Não, o sistema somente mostrará os clientes listados e a rota poderá ser aberta pelo botão Opções > Abrir rota:
Fechar rota e Motivo não venda:
Ao final do dia o vendedor deve fechar a rota, para isso, precisa ser informado o Motivo Não Venda para os clientes que não tiveram venda. Para isso, basta selecionar o cliente e clicar em Motivo Não/Venda:
Selecione o motivo de não venda correspondente:
Caso necessário, pode ser informado o mesmo motivo de não venda para todos os clientes, só clicar em Motivo Não/Venda, selecionar o motivo e o sistema perguntará se deseja vincular este motivo para todos os clientes:
Não pode ser fechado rota sem que todos os clientes que não tiveram venda, sejam informados os motivos da não venda.
Com o motivo de não venda informado para todos os clientes, podemos fechar a rota:
A opção de inserir o motivo de não venda geral, pode ser bloqueado no ERP no caminho Configuração > Filial > localiza a filial > aba Força de Vendas > Bloquear Motivo Não Venda Geral:
Obs: não pode ser aberta outra rota caso já tenha uma em aberto, por isso a importância de estar fechando a rota final do dia, para que no dia seguinte possa ser aberta a nova rota.
Legendas:
Você deve ter percebido que alguns clientes estão com cores diferentes na listagem, cada cor tem um significado, sendo que:
Verde: Pedido enviado;
Vermelho: Cliente com pendência financeira;
Laranja: Positivado;
Azul: Informado motivo de não venda;
Preto: Falta visitar;
Preto com fundo verde: Cliente autorizado vender fora da rota;
Por Barbara Pereira Soares
Assistente Comercial da Top System.