Configuração de rotas de vendas no topERP!
Neste artigo você vai aprender a configurar as rotas de visita dos seus vendedores, com as rotas você define quais clientes serão visitados diariamente e também consegue saber qual foi o motivo de Não Venda. Vem comigo que eu te mostro o passo a passo!
Liberação do módulo:
Primeiramente você vai precisar marcar a opção Utiliza Rota em Configuração > Filial > localize a filial > aba módulos > opção Utiliza Rota;
Agora você deve localizar os vendedores que utilizarão as rotas em Cadastro > Funcionário > Funcionários e marcar a opção Utiliza Rota.
Cadastro Classificação:
Após isso, vamos cadastrar a Classificação da Rota, em Cadastro > Cliente/Fornecedor > Classificação da Rota:
Aqui você irá cadastrar a Classificação de Rota que define qual dia da semana pertence a rota. Clique em Inserir e informe o nome da classificação da Rota, por ex: Segunda-Feira;
O Tipo de classificação Permanente, faz com que a rota vinculada apareça todos os dias para o vendedor, já o Tipo Diária, faz com que apareça apenas a rota do dia definido, neste exemplo, somente na segunda-feira;
Tipo Semana é para parametrizar se a rota vinculada será de semanas pares ou ímpares do ano, possibilitando assim uma rota quinzenal.
Já o Dia da Semana define em qual dia da semana aparecerá essa rota.
OBS: o cadastro da classificação não é obrigatório, você somente precisa cadastrar caso queira fazer esse controle dos dias da semana.
Cadastro Rota:
Agora vamos cadastrar as rotas. O caminho para a inserção das rotas é Cadastro > Cliente/Fornecedor > Rota:
Clique em Inserir e coloque o nome da Rota, em seguida o vendedor que utilizará essa rota e o Tipo de Rota sempre informe como Visita no caso de rota de vendas;
Defina a Classificação da Rota e a Filial, mesmo que tenha somente uma empresa no ERP, é um campo obrigatório;
Após cadastrada a rota, vamos inserir os clientes que farão parte dela. Basta selecionar o cliente e definir sua ordem de visita.
Utilize as setas no lado direito da tela de rotas para alterar a sequência de clientes que você já inseriu.
Uma observação importante, para o cliente aparecer na rota do vendedor, além dele estar vinculado na rota, o vendedor precisa estar vinculado ao cliente!
Pronto, agora basta que o vendedor sincronize seu t1 e aparecerão as rotas para ele.
Por Barbara Pereira Soares
Assistente Comercial da Top System.